As regras para renegociação de dívidas da Receita Federal passaram por alterações e atenderão a alguns requisitos.

De acordo com um despacho publicado em setembro de 2022, o Governo ampliou o leque de dívidas fiscais que podem ser negociadas entre os contribuintes e a Receita Federal, alargando restituições e descontos que podem atingir até 70% do valor devido.

Buscando auxiliá-lo a entender melhor os descontos da renegociação de dívidas da Receita Federal, nós, da W.O.S Contabilidade Digital, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

PRIMEIRAMENTE, QUEM SÃO OS CONSIDERADOS DEVEDORES?

Apenas os devedores são considerados após avaliação das dificuldades de pagamento. Ao contrário do Refis, a negociação no negócio tributário é feita individualmente e tem condições especiais para o contribuinte.

O desconto oferecido varia, portanto, conforme o tipo de negociação e as condições de pagamento do contribuinte. Outro ponto sobre esse tipo de negociação é que o principal não pode ser reduzido.

AS NOVAS REGRAS PARA A RENEGOCIAÇÃO

Se você tem uma dívida pendente com o Fisco e atende a algumas das condições, liquidar suas contas passa a ser um pouco mais simples. A partir do dia 1º de setembro de 2022, os contribuintes que atenderem a determinados critérios poderão renegociar suas dívidas com desconto de até 70%.

A RENEGOCIAÇÃO VOLTADA ÀS EMPRESAS

As renegociações podem ser feitas por meio da publicação de editais e de ofertas feitas pelo  contribuinte ou pela Receita Federal ao devedor.

Em geral, o desconto é de no máximo 65% do valor devido, dependendo da capacidade de pagamento do contribuinte, com parcelas de no máximo 120 meses (dez anos).

Para microempresas individuais, microempresas, pequenas empresas, Santas Casas de Misericórdia e instituições de ensino, o desconto é de até 70% por 145 meses.

As negociações individuais podem ser realizadas por devedores com dívida superior a 10 milhões de reais, municípios, fundações e sociedades anônimas, estados e municípios e empresas em processo de falência ou falência.

Quanto aos pagamentos, a regulamentação permite a utilização de créditos tributários e da base  negativa da contribuição previdenciária sobre o lucro líquido (CSLL) e direitos.

COMO RENEGOCIAR A DÍVIDA COM A RECEITA FEDERAL?

O processo de renegociação de dívidas pode ser concluído diretamente com a Receita Federal, online, por meio do e-CAC. Lembrando que a Receita Federal é uma instituição que determina o valor dos benefícios, também dos descontos e opções de parcelamento de acordo com a capacidade de pagamento do contribuinte: empresas que apresentam maiores dificuldades de pagamento recebem mais benefícios e prazos de pagamento mais longos.

A W|O|S Contabilidade Digital é uma excelente opção para quem deseja saber tudo sobre todos os aspectos tributários e a Receita Federal. Oferece os melhores serviços de contabilidade, de forma totalmente digital, com um sistema seguro e confiável e ainda tem a vantagem de ter um ótimo custo-benefício. Acompanhe-nos no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Equipe W|O|S