O encerramento do exercício contábil é a consolidação de todas as informações do ano e do lucro ou prejuízo; saiba mais com a W.O.S Contabilidade Digital

Em 31 de dezembro ou no final de cada período contábil, as pessoas jurídicas fazem um balanço, calculando assim o resultado – lucro ou prejuízo. É o momento de resumir tudo o  que foi feito durante o ano. 

De fato, devemos voltar ao início do exercício e comentar alguns pontos que achamos interessantes de abordar. Uma delas diz respeito a toda sua documentação. 

Pensando em auxiliá-lo a saber mais sobre encerramento do exercício contábil e entenda como fazer, nós, da W.O.S Contabilidade Digital, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

O QUE É O EXERCÍCIO CONTÁBIL

O exercício contábil, ou exercício social, é o período durante o qual as empresas devem preparar as demonstrações financeiras. Este período é de 1 (um) ano e a data final é estabelecida na regulamentação de acordo com o artigo 175 da Lei 6.404/1976.

O período contábil das entidades econômicas é, geralmente, igual ao ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. 

No entanto, o ano contábil não precisa coincidir com o ano civil se o período anual for incluído. Por exemplo, o ano fiscal pode terminar em 30 de junho de cada ano. 

A diferença entre o exercício financeiro e o ano civil pode ser benéfica para as empresas cujas atividades comerciais são sazonais. Afinal, permite que elas apresentem suas contas anuais quando seus ativos e resultados operacionais são melhor refletidos.

O PORQUÊ DO ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO CONTÁBIL

Acompanhar a empresa durante o todo o período é o ideal. Deste modo, possíveis erros podem ser corrigidos imediatamente após sua ocorrência. Caso contrário, esses erros podem virar rotina na empresa. As imprecisões devem ser evitadas e, caso ocorram, devem ser eliminadas de forma proativa ou correta. 

As fontes de informação mais comuns para a verificação da contabilidade são, por exemplo, livros fiscais, extratos bancários, demonstrações financeiras e carteiras de cobrança, salários, cheques em dinheiro. 

O cálculo correto dos impostos e taxas também é parte importante da soma do lucro da empresa e da preparação das contas anuais. 

O balancete precede a demonstração do resultado e o balanço patrimonial. Isso inclui contas de receitas (receitas e despesas) e contas de capital (ativos e passivos). Assim, a diferença entre receitas e despesas (lucro ou prejuízo) é, automaticamente, transferida para a conta de lucros ou prejuízos acumulados. 

Se houver lucro acumulado e a associação da pessoa jurídica for uma sociedade por ações, o lucro apurado deverá ser transferido para outra conta enquanto até o final do processo.

COMO DEVE SER FEITO O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO CONTÁBIL

Ao final do exercício contábil, as contas de resultado que compreendem as contas de DESPESAS e RECEITAS serão encerradas via transferência de seus saldos para uma conta intitulada RESULTADO DO EXERCÍCIO.

O lucro ou prejuízo do exercício é apurado pela comparação das contas de receitas e despesas, sendo esse lucro líquido apurado em conta denominada Demonstração do Resultado Anual (ARE). 

Como as contas de receitas têm saldo, elas são encerradas debitando a conta correspondente com o valor restante (equilibrando assim o saldo, “fechando” a conta) e creditando a conta ARE. 

As contas, por apresentarem saldo devedor, são encerradas creditando-se a conta correspondente e debitando-se a conta ARE com o valor desse saldo.  A conta ARE, por outro lado, é fechada para uma conta chamada lucro ou prejuízo acumulado, que é uma conta do balanço onde o lucro do exercício é acumulado.

A W|O|S Contabilidade Digital é uma excelente opção para quem deseja saber tudo sobre todos os aspectos referentes ao exercício contábil. Oferece os melhores serviços de contabilidade, de forma totalmente digital, com um sistema seguro e confiável e ainda tem a vantagem de ter um ótimo custo-benefício. Fale agora mesmo com um especialista entrando em contato conosco!

Equipe W|O|S