Pin It

Habilitação RADAR - WOS Contabilidade.

Sua empresa está planejando iniciar operações de comércio exterior? Então, antes de mais nada, é preciso tirar a habilitação de radar para que tudo funcione direito e evitar surpresas desagradáveis.

Mas afinal, o que é o RADAR?


É um sistema da Receita Federal que permite as empresas operar com importações e exportações. O RADAR, como é conhecido popularmente, significa Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros. Foi criado para ser um controle prévio que evita as empresas a utilizar o comércio internacional de forma fraudulenta e impede a abertura e fechamento descontrolado de empresas de importação e exportação. Sem a habilitação do radar não é possível realizar qualquer operação internacional pelos meios legais.

Qual o primeiro passo para a habilitação do RADAR?

O primeiro passo é reunir os documentos necessários para tirar a habilitação. Esses documentos precisam comprovar a existência física da empresa e a sua capacidade financeira, através do capital social ou histórico de recolhimento de impostos no mercado interno.

Quem pode fazer a habilitação do RADAR?

Todas as empresas constituídas sejam novas ou antigas podem tirar a habilitação do RADAR, a diferença está na existência de um histórico de pagamento de recolhimento de impostos no mercado interno que poderá facilitar a liberação da habilitação.

Quais informações são analisadas?

No pedido da habilitação são analisadas basicamente as seguintes informações:

▪ Estrutura física compatível com a operação;

▪ Capacidade financeira da empresa.
Além disso, a empresa não pode ter nenhuma pendência com o fisco para que o RADAR seja negado. Apenas não será nenhum impeditivo para a habilitação do RADAR caso a empresa tenha impostos refinanciados.

O fiscal da Receita Federal que faz a analise poderá solicitar informações adicionais, mesmo com toda a documentação apresentada. O prazo é de 10 dias para apresentação da resposta com as informações solicitadas. O mais importante de tudo é contar com um bom escritório contábil para assessorar em toda a etapa da habilitação do RADAR.

A JAS-WOS Contabilidade é preparada para obter a habilitação do RADAR. Conta com uma equipe especializada para esclarecer as dúvidas que possam surgir durante o processo e ainda prestar toda a orientação necessária para a sua empresa. Quer saber mais informações? Clique aqui e solicite um contato.

Imagem: Selected by freepik

#jas-woscontabilidade  #radar #habilitaçãoradar